Dados, Geral

Quais os tipos de incontinência urinária?

Incontinência

 

Os tipos de incontinência urinária mais frequentes são: a incontinência urinária de esforço e a incontinência urinária por urgência ou imperiosidade.

Existe aindo quem tenha sintomas comuns aos dois tipos, a que se chama incontinência mista.

 

Tipos de incontinência urinária:

 

  • Incontinência urinária de esforço

 

Acontece como resultado do enfraquecimento dos músculos do pavimento pélvico e existe uma pressão sobre bexiga. Este aumento de pressão dentro do abdómen pode acontecer, por exemplo, ao tossir, espirrar, rir, fazer exercício, pegar em pesos.

A pessoa não perde urina se estiver imóvel ou não realizar esforços. Este tipo de incontinência urinãria é mais frequente nas mulheres e nos homens acontece raramente.

Quando surge nos homens é quase exclusivamente depois de cirurgias pélvicas;

 

  • Incontinência urinária por urgência ou imperiosidade

 

Caracteriza-se por ser uma perda de urina involuntária, mas que é sempre precedida por uma vontade súbita e intensa de ir à casa de banho.

Por exemplo, pode acontecer quando se ouve água a cair ou ao colocar a chave na fechadura da porta quando se chega a casa.

Este tipo de incontinência pode estar associado ao envelhecimento, mas também pode estar ligado a doenças neurológicas, como a doença de Parkinson ou esclerose múltipla.

A incontinência urinária por urgência ou imperiosidadepode ter um impacto significativo, uma vez que as pessoas podem viver em função da proximidade de uma casa de banho;

 

  • Incontinência urinária mista

 

Tem sintomas comuns à incontinência urinária de esforço e por urgência. Ou seja, existem perdas com o aumento da pressão abdominal e também se verifica urgência e incontinência de urgência;

 

  • Incontinência por extravasão

 

As perdas de urina acontecem quando a bexiga contém grandes volumes de urina e a pressão do líquido é tão elevada que ultrapassa a resistência da uretra;

 

  • Incontinência funcional

 

Causada por incapacidade da própria pessoa. Acontece em casos de demência ou de imobilidade, como no caso da doença de Alzheimer;

 

  • Enurese noturna

 

São as perdas involuntárias de urina durante o sono.

Ocorrem de forma mais frequente em crianças mas também pode acontecer na idade adulta.

Agora, esclareça as dúvidas frequentes relacionadas com a incontinência urinária, recorrendo à ajuda de Miguel Ramos, urologista do Hospital Lusíadas Porto.

 

FONTE: Factos e mitos sobre incontinência urinária

 

Não deixe que a incontinência uriária seja uma condicionante no seu dia-a-dia.

Ganhe a confiança de volta. Verifique os melhores produtos para a incontinência.

 

Produtos em Destaque

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *